- 1Soberano
- Futuro Promissor: William Gomes e o Planejamento do São Paulo
Futuro Promissor: William Gomes e o Planejamento do São Paulo
Por Redação 1Soberano em 28/11/2024 14:31
O Desempenho Recente e o Olhar para o Futuro
A joia da base do São Paulo, o atacante William Gomes, embora tenha tido lampejos de brilho na temporada atual, experimentou um período de menor destaque nos últimos jogos. Após ter participado do empate por 2 a 2 contra o Atlético, entrando como substituto de Ferreira aos 30 minutos da etapa complementar, o jovem de 18 anos ficou cinco partidas consecutivas no banco de reservas. Sua última partida como titular foi na eliminação para o Botafogo, nas quartas de final da Libertadores, onde foi substituído ainda no primeiro tempo. Desde então, apenas duas oportunidades surgiram, contra o Cuiabá e o Atlético.
Apesar dessa oscilação recente, o futuro se apresenta promissor para o jovem atleta. O técnico Luís Zubeldía assegurou que William terá mais espaço no elenco em 2025, contudo, ressaltou a importância da paciência e da cautela no desenvolvimento de jogadores tão jovens.
Em declarações após a partida contra o Atlético, no Morumbi, o treinador enfatizou sua filosofia de trabalho: "Sem dúvidas, ele vai ter mais espaço em 2025, se seguir trabalhando. Já falei com ele. Em geral, promovo jogadores jovens. Os dois laterais do Inter começaram comigo muito novos. O Marchesin, do Grêmio, a mesma coisa. Eu gosto de dar espaço aos jovens, mas o São Paulo tem uma camisa muito pesada. Então, temos que ir com calma. Mas tenho certeza de que no ano que vem ele terá mais espaço".
Renovação e Interesse Europeu
Demonstrando confiança no potencial do atleta, o São Paulo blindou seu jovem atacante com uma significativa renovação contratual. William Gomes estendeu seu vínculo com o clube até o final de 2028, com uma cláusula de rescisão estimada em cerca de R$ 700 milhões, uma clara demonstração de intenção de protegê-lo de investidas de clubes europeus, que demonstraram interesse em seu futebol nesta temporada.
A Visão da Diretoria: Planejamento de Longo Prazo
A diretoria do São Paulo acompanha de perto o desenvolvimento de William Gomes e compartilha da visão cautelosa de Zubeldía quanto à promoção de jovens jogadores ao time principal. O presidente Julio Casares, em entrevista durante o Summit CBF Academy 2024, avaliou positivamente o trabalho do técnico com os atletas da base.
Casares destacou a importância do planejamento de longo prazo: "Ele tem feito um trabalho muito bom, tem promovido jovens e preparando-os. É uma transição. Assim aconteceu com o Beraldo, Pablo (Maia), Welington, outros jogadores. E vai acontecer também com o William , Henrique (Carmo), Ryan. Jogadores que serão promovidos, mas com calma. Ele tem um olhar para a base interessante. Temos que olhar para o planejamento a médio e longo prazo".
Conclusão: Cautela e Expectativas
A trajetória de William Gomes no São Paulo é um exemplo da delicada transição entre as categorias de base e o futebol profissional. A cautela demonstradas tanto pelo treinador quanto pela diretoria sugere um planejamento estratégico para o desenvolvimento do jovem atacante, visando um futuro promissor, tanto para o jogador quanto para o clube. O investimento em sua renovação e a proteção com uma alta cláusula de rescisão demonstram a crença na sua capacidade e no seu potencial para se tornar um jogador de grande destaque.
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros