- 1Soberano
- Repúdio e Apoio: Racismo contra Luighi na Libertadores Sub-20
Repúdio e Apoio: Racismo contra Luighi na Libertadores Sub-20
Por Redação 1Soberano em 06/03/2025 22:20
Onda de Solidariedade a Luighi após Ato Racista
Após o episódio de racismo sofrido pelo jovem Luighi, do Palmeiras, durante a partida contra o Cerro Porteño pela Conmebol Libertadores Sub-20, o mundo do futebol se uniu em apoio ao atleta. Clubes rivais, jogadores e comentaristas manifestaram sua indignação e solidariedade, clamando por justiça e medidas efetivas contra o racismo no esporte.
Corinthians e São Paulo, em demonstrações de fair play e união contra o preconceito, publicaram mensagens de apoio ao garoto, reverberando a nota oficial do Palmeiras que repudiava o ato racista. O Corinthians declarou: "O Sport Club Corinthians Paulista se solidariza ao atleta Luighi, reiterando o absoluto repudio aos atos racistas que frequentemente acontecem contra jogadores brasileiros. Acima de qualquer rivalidade, esta luta é contra o racismo".
O São Paulo também se manifestou, expressando total apoio a Luighi: "Nossa total solidariedade a você, Luighi. Parabéns pela coragem em seu desabafo e posicionamento. Você representou milhões de pessoas que não aguentam mais sofrer com atos criminosos como esses. Que os responsáveis sejam punidos. Independentemente de clubes e rivalidades, que lutemos juntos contra esses episódios lamentáveis e repugnantes de racismo. Basta!".
Revolta e Desabafo de Luighi
O incidente ocorreu durante o jogo, quando um torcedor do Cerro Porteño imitou um macaco na direção de Luighi. Visivelmente abalado, o jogador deixou o campo em lágrimas e, em entrevista posterior, expressou sua indignação e frustração diante da persistência do racismo no futebol.
Em um desabafo emocionado, Luighi questionou a falta de atenção dada ao ato racista: "Não, não. É sério isso? Vocês não vão me perguntar sobre o ato de racismo que ocorreu hoje comigo? É sério? Até quando vamos passar por isso? Me fala, até quando? O que fizeram comigo é crime, não vai perguntar sobre isso?".
O jovem atleta também cobrou providências das autoridades esportivas: "Vai me perguntar sobre o jogo? A Conmebol vai fazer o que sobre isso? Ou a CBF, sei lá. Você não ia perguntar sobre isso né? Não ia. É um crime o que ocorreu hoje. Isso aqui é formação, estamos aqui para aprender".
Posicionamento Firme Contra o Racismo
Jogadores do elenco profissional do Palmeiras também se uniram para prestar apoio a Luighi, que integra o grupo comandado por Abel Ferreira e foi cedido para a disputa da Libertadores Sub-20. Nomes como Weverton e Marcos Rocha compartilharam a nota oficial do clube e enviaram mensagens de solidariedade ao jovem atleta.
A comentarista do sportv, Jordana Araújo, também se emocionou com o relato de Luighi e fez um apelo por ações mais efetivas contra o racismo: "Não adianta fazer placas, anúncios, tem que fazer valer as ideias. E como você faz isso? Com atitudes, estudando o que causa esse tipo de crime. Em geral, as torcidas sul-americanas usam o racismo como provocação, a Conmebol precisa fazer com que entendam que isso não é, é crime".
Jordana enfatizou a importância de combater o racismo em todas as suas formas: "O racismo é um ato que mata vidas de pessoas pretas, quantas pessoas morrem só pela cor? Quantas pessoas não tem acesso, do básico ao mais complexo, somente pela cor negra. Essa campanha tem que ser mais incisiva, pessoas tem que tomar atitudes, para que eu não tenha que terminar a transmissão com a voz embargada e muito emocionada por mais um caso de racismo".

Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros