- 1Soberano
- Morumbis: Parceria Inovadora São Paulo e Mondelez no Futebol
Morumbis: Parceria Inovadora São Paulo e Mondelez no Futebol
Por Redação 1Soberano em 19/03/2025 05:50
A Reinvenção do Naming Rights: Uma Análise da Parceria São Paulo e Mondelez
A colaboração entre o São Paulo Futebol Clube e a Mondelez, gigante do setor alimentício detentora da marca Bis, celebra um ano de parceria que resultou no emblemático "menor naming rights do mundo", com a sutil transformação do estádio Morumbi em Morumbis. Este acordo, que envolveu valores entre R$ 25 milhões e R$ 30 milhões anuais por um período de três anos, demonstra uma abordagem inovadora e respeitosa com a tradição do clube.
Ao contrário de outras negociações de naming rights que resultaram em mudanças drásticas nos nomes dos estádios, a Mondelez optou por uma alteração mínima, adicionando apenas a letra "S" ao nome Morumbi. Essa estratégia preservou a identidade histórica do estádio, ao mesmo tempo em que promove a marca Bis de forma criativa e memorável.
Leonardo Alladio, gerente de marketing do São Paulo , destaca a singularidade dessa união: "Poucas vezes duas marcas tão grandes tiveram uma possibilidade de conexão tão natural. A gente brinca que é o menor naming rights do mundo, um 'S' tornou o Morumbis. A gente sabia da leveza de comunicação da marca. A Mondelez sempre nos respeitou muito onde as brincadeiras podiam chegar ou não, e a torcida foi respondendo da melhor forma possível. É uma quebra de paradigma muito grande para nós."

Humor e Criatividade: A Estratégia da Bis no Futebol
A entrada da Bis no universo do futebol, por meio da parceria com o São Paulo , se destaca pela linguagem criativa e pelo uso do humor. A marca explora trocadilhos e promove ações que visam tornar o ambiente esportivo mais leve e divertido. Um exemplo disso é a ação "Bisbilhotando" no VAR, que demonstra a capacidade da marca de se inserir de forma inteligente e relevante no contexto do futebol.
Apesar da demora na instalação do novo letreiro do Morumbis, que só foi inaugurado oficialmente após um ano do acordo, ambas as partes celebram os resultados alcançados. A Mondelez foi responsável por lidar com os trâmites burocráticos junto aos órgãos públicos para regularizar a instalação do letreiro, demonstrando seu compromisso com a parceria.
Ana Assis, gerente de Bis da Mondelez, explica a estratégia da marca: "A gente começou com trocadilho no naming rights, Bis tem essa coisa do humor, o que a gente faz é deixar tudo mais leve, mais divertido. A gente quis entrar no futebol desse jeito. (...) Passamos um ano sem o letreiro, é verdade, mas fizemos muita coisa. Fizemos o menor naming rights do mundo, só colocamos um 'S' porque a gente respeita o nome, sabe o quanto esse estádio é icônico."
Expansão e Futuro da Parceria
Além das ações no estádio, a Bis também expandiu sua presença no São Paulo ao estampar o uniforme do time feminino. O patrocínio, inclusive, trouxe "sorte" para a equipe, já que o primeiro jogo com a marca na camisa foi a final da Supercopa feminina, com título conquistado sobre o Corinthians.
Embora a parceria entre São Paulo e Mondelez seja considerada bem-sucedida, as partes ainda não iniciaram discussões sobre uma possível renovação do contrato. O São Paulo , focado no Projeto Centenário 2030, já possui acordos de longo prazo com outros patrocinadores, mas ainda não abordou este tema com a Mondelez.
De acordo com Leonardo Alladio, "Temos muitas ativações, passamos por um grande processo de comunicação visual. Essa maturação vai acontecer com cada vez mais ações e nosso objetivo é, assim como com outros parceiros, pela longevidade. Fico feliz de ouvir que a Mondelez não estava no segmento do futebol e que, depois desse primeiro contato com o São Paulo , decide expandir as frentes. Isso demonstra o sucesso com que o projeto vem sendo conduzido."
Ana Assis ressalta que "Ninguém fala de renovação agora porque faz um ano e finalmente a gente subiu o letreiro. Sou muito perguntada por resultados, até o momento tenho grandes resultados para contar internamente do quanto isso está fazendo bem para a marca, ter proximidade com o brasileiro através do futebol, o quanto a criatividade foi bem aceita. Para nós, isso está sendo muito legal e esse é o caminho, mas no momento não tem ainda nem por que falarmos de renovação."

Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros